Gestão de Cursos

Para que uma instituição tenha sucesso, qualidade e excelência em seus cursos são necessidades imprescindíveis. Porém, gerir novos cursos, ou administrar e reestrutura outros já existentes são tarefas que demandam tempo, competência e habilidade gerencial.

A Nome da Empresa conta com uma série de consultores especializados no assunto, e prontos para ajudar o gestor da IES nesse sentido. No momento da criação de um novo curso, por exemplo, os consultores trabalham todas as vertentes, desde infra-estrutura até a viabilidade financeira, passando por um estudo da carga horária e do corpo docente.


Diagnóstico

Num primeiro momento é realizado na IES um processo de análise do Ensino (graduação e graduação tecnológica), Pós-Graduação (Especialização, MBA, Mestrado e Doutorado); Pesquisa (grupos, projetos, fomento e parcerias); e Extensão (fomento, programas e responsabilidade social).

Também é feito um levantamento para que se possa aferir o nível de produtividade da instituição. Ou seja, verificar se a instituição e seus cursos perdem muitos alunos ou não, a taxa de evasão, a taxa de ociosidade, nível de inadimplência, etc.


Ação

Num segundo momento, com os dados em mãos, os consultores analisarão a viabilidade do curso e/ou de sua reestruturação, e farão todo um planejamento para que o novo modelo seja criado, com base sempre na missão e no perfil da IES, que deve ser pensada como um todo, e não como faculdades independentes entre si.


Como parte do processo do Reimagine!, esse trabalho tem como grande desafio ter a sutileza de reconhecer o momento adequado para produzir a mudança como uma destruição criativa ou como uma recombinação criativa. Tudo depende do feeling e do bom senso dos experientes consultores , que saberão identificar qual a necessidade de momento da IES.


Programas de melhoria de qualidade

A CM oferece uma série de consultorias especializadas para tratar da reestruturação e criação de novos cursos. Algumas delas são:


• Projeto Político e Pedagógico Institucional (PPI)


• Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)


• Avaliação Institucional


• Projeto Pedagógico de Cursos com Visão Sistêmica (PPC)


            - Atividades Complementares

            - Estágio

            - Prática de Ensino

            - Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

            - Projetos Experimentais

            - Carga horária de integralização

            - Carga horária não-presencial

            - Distribuição de carga horária semanal

            - Modularização por disciplina ou competência


• Cursos de Pós Latu Sensu


• Programa de Pós Strictu Sensu


• Extensão


• Pesquisa

Voltar